Entrevista de Johnny Christ para a edição de Dezembro da revista Bass Player

Johnny Christ foi capa da edição de Dezembro (2013) da revista Bass Player, onde foi entrevistado e respondeu questões como a evolução de suas técnicas ao longo do tempo, como aconteceu sua assinatura com a Schecter, seu modelo de baixo, como compôs sua partes de baixo em Hail to the King, as diferenças entre Arin, Mike Portnoy e The Rev e mais…

Image

Como sua técnica de tocar mudou ao longo do tempo?

Johnny Christ : Quando eu comecei com o Avenged Sevenfold , alguns dos meus sons graves favoritos vieram do Duff McKagan. Ele tocava com uma palheta, então eu comecei a fazer o mesmo. Em nossos discos anteriores, havia um elemento progressivo em nossas músicas, e a escolha deu meu som e presença que queria. Eu também cresci ouvindo Steve Harris e Robert Trujillo. Estar em turnê e vendo esses caras realmente tocando me fez pensar, bem, eu estou meio perdido aqui. Então eu comecei a desenvolver esse lado da minha forma de tocar. Agora eu toco tanto com uma palheta ou com os dedos, dependendo do som que eu quero. Neste disco, “Heretic” é uma canção que parecia querer um tipo de tom de baixo mais sujo, então eu usei uma palheta nela. Eu toco com uma palheta desde que eu tinha 12 anos, então tem sido uma realização para mim mesmo começar a me transformar em um cara que toca com os dedos. No geral, eu sinto que tocar com os meus dedos me dá mais controle sobre as notas.

Se é com os meus dedos ou uma palheta, eu gosto de tocar no baixo tão forte quanto eu puder. Eu sempre amei o som percussivo das cordas de um baixo, parece que é algo batendo contra uma parede de metal. Isso é algo que eu tenho ido sempre atrás. Ao longo dos anos, eu tentei diferentes maneiras de chegar lá. É como qualquer outra pessoa : “Eu realmente gosto desse som. Como faço para chegar lá? Como faço para chegar lá?” Só agora neste disco, eu me tornei extremamente feliz com os tons que estive procurando por um longo tempo.

Por anos você tocou com modelos de baixo Ernie Ball Music Man StingRay, mas agora você tem um novo baixo assinado na Schecter. Como isso aconteceu?

Johnny Christ : Toquei com o StingRay (modelo de baixo) por anos – e são baixos impressionantes, é a mesma empresa e foi ótimo para mim. Eu só queria mudar as coisas e desenvolver minha própria assinatura de baixo. Nós conversamos sobre fazer algo juntos, mas eles queriam permanecer fiéis ao que eles estavam fazendo. Mais poder para eles, a marca tem sido em torno de um longo tempo, e isso , obviamente, é trabalhar para eles.

Quando eu tocava o Fender Precision Bass e Rickenbackers em Nightmare, eu me senti como se estivesse ficando mais próximo do tom eu queria chegar. Eu queria que o tom do StingRay misturado com o do clássico Fender Precision Bass e Rickenbacker. Durante seis meses, a Schecter e passei por seis ou sete combinações diferentes de captação, antes de finalmente tentar um captador EMG 8 de guitarra na posição do pescoço. Quando tentei, sabíamos que tínhamos o que eu estava procurando. Com um botão de mistura para rolar de uma picape para o outro, o baixo tem um som muito amplo, de clareza pianística e distorção. Direto para o meio fica o som que eu geralmente quero . Após 60 anos de baixo, muitos são a mesma coisa, é legal estar passando alguns limites e tentando coisas novas .

O estilo de corpo e cabeçote me parece com a estética do Rickenbacker (modelo de baixo).

Johnny Christ : Eu fui a uma empresa de design e disse: “Eu quero algo que pareça metal, mas o metal clássico.” Eu não queria que parecesse brega. Eu definitivamente tomei algumas inspirações a partir do cabeçote do Rickenbacker, porque é quando você olha para o baixo e vê que você sabe que é uma incrível peça de equipamento. Assim como com a música da nossa banda , eu uso a minha inspiração nas minhas mangas.

Em uma entrevista recente, M. Shadows caracterizou o novo álbum como “um álbum do Avenged Sevenfold desde o início dos anos 90 e final dos anos 80.” Você sente isso no seu ponto de vista?

Johnny Christ : Sim, absolutamente. No final dos anos 80 e início dos anos 90 foi o início do metal – Metallica , Pantera – em que eu cresci. Eu mesmo iria mais longe do que isso, como Iron Maiden. Ouvindo Steve Harris no final dos anos 70 e início dos anos 80, é inspirador para ouvir uma banda de heavy metal que tem todo o grande trabalho de guitarras, mas também incorpora tocando baixo incrivelmente. Isso é algo que eu sempre quis fazer. Quando uma música necessita de algo, eu estou pronto para fazer. Mais uma vez, Rex Brown e Duff McKagan são grandes influências para mim. Cliff Burton é provavelmente a maior. Era toda uma nova direção de baixistas na época. Sonoramente, que era da música tinha muita coisa acontecendo, se você entrar em sintonia , você pode ouvir o que cada instrumento único está fazendo, mas quando você se sentar, tudo está pesado e moldado perfeitamente juntos.

Como você escreveu suas partes de baixo em Hail to the King?

Johnny Christ : Desta vez, estávamos escrevendo todos os dias durante nove meses seguidos, e não havia muito tempo para trabalhar especificamente em minhas partes de baixo, eu estava trabalhando mais focado nas músicas. Cerca de um mês antes de começarmos a pré-produção foi quando eu comecei a fazer as partes de baixo. Mas o tempo todo eu estava pensando na minha cabeça, eu vou escrever algumas escolhas estilísticas, mas ao final do dia, eu queria entrar no estúdio com a cabeça limpa em cada canção e realmente sentir a vibração de como está sendo previsto o som da batidas que estavam vindo junto com a guitarra , e como tudo estava começando a se unir. Então eu aprimorei no que precisava no baixo.

Você acha canções de médio tempo como o “Crimson Day” particularmente difíceis?

Johnny Christ : Quando eu estava nas demos daquela música, eu estava tocando coisas um pouco ocupado. Eu pensei que poderia ser legal se tivesse uma balada rock tipo anos 90, e que talvez eu pudesse fazer algumas linhas clássicas no estilo de Duff (McKagan), como no que fizeram em “November Rain” ou “Don’t Cry.” Quando a música começou a realmente se juntar, eu estava tocando partes que realmente tinha que andar na mesma linha, e antes de alguém falar algo, eu percebi que não ia dar certo para essa canção. Então, eu volteiatrás no que havia feito, ouvido o bumbo e a caixa, e tentando seguir a onda sonora e não tanto “o que o baixo está fazendo” – apenas se mantendo na linha. Enquanto a música se constrói através da ponte, eu sentia como se houvesse algum espaço aberto, sendo assim toquei algumas partes para dar um pouco de sentimento angelical.

“Heretic” destaca-se pelo seu tom rasgado.

Johnny Christ : Nela, utilizamos o pickup ​​EMG 81. Ele (baixo) só precisava parecer decadente e sujo. Foi uma combinação de quatro coisas : tocar com uma palheta, realmente fazendo barulho com ela, se voltando para o captador do braço, virando o canal de distorção. Cada um era uma sutil mudança particular, mas todos eles juntos realmente trouxeram o valor sonoro que estávamos indo querendo.

Com que plataformas que você grava?

Johnny Christ : Tivemos uma amplificadores para tudo, mas nós também usemos meu Gallien – Krueger 2001 RB em um cab Ampeg 4×10 que tinham no estúdio. Fizemos uma espécie de teste com combinações de gabinetes, e que algumas delas eram sempre boas.

Qual é o seu equipamento ao vivo?

Johnny Christ : Eu tenho usado o RB G- K 2001 sempre. Para mim, ele tem é o melhor canal de distorção por aí. Toco pelo canal de distorção do RB G-K 2001,envio outro sinal limpo para o cabeçote Gallien – Krueger, e envio cada um para um cab 8×10. Meu volume de palco é um pouco desagradável. [Risos.] Para o meu canal limpo, eu só comecei a tocar fundindo o cabeçote de 550 do G-K 2001 e um amplificador de estado sólido com um pré-amplificador de tubo. Eu pensei que estava indo para um som quente e incrível, e ele fez. Eu também tenho tocado com os novos gabinetes Neo 810 Gallien – Krueger, que são inacreditáveis. Estou super feliz com o meu equipamento ao vivo agora .

Você tem uma preferência de cordas?

Johnny Christ : Seis meses antes de irmos para o estúdio, Ernie Ball me enviou um pacote de suas cordas de Cobalto para experimentar. Eu não estava olhando para mudar , mas quando eu tentei , elas tinham um brilho metálico que foi muito legal. Então eu comecei a tocar com as de Cobalto.

Quando conversamos pela última vez , a banda tinha acabado de começar a tocar com o baterista Arin Ilejay. Gostaria de saber se você poderia me dizer sobre sua evolução com uma seção rítmica desde então.

Johnny Christ : Ele realmente se encaixou perfeitamente. Nós evoluímos juntos, em partes do novo disco, por exemplo, eu realmente entendi onde ele estava querendo ir com os seus padrões de toques e e bloquear com isso. Mas no geral, não foi muito uma transição. Ele toca as músicas da maneira que devem supostamente serem tocadas, e isso torna o meu trabalho muito mais fácil de trabalhar com ele.

Entre Arin, Mike Portnoy, e Jimmy ” The Rev” Sullivan, a banda teve alguns pesos pesados ​​atrás da bateria. Como é que cada um deles diferente de sua perspectiva em termos de como se fazer um groove.

Johnny Christ : The Rev basicamente me ensinou a caber no bolso . Ele foi meu mentor, ele me ensinou muito, e eu aprendi apenas tocar com ele. Estivemos em sincronia uns com os outros ao longo dos anos. Eu ainda toco muito no estilo que Jimmy me ensinou a tocar.

Trabalhar com Mike foi ótimo. Quando fomos fazer Nightmare, ele ouviu muito atentamente as demos que Jimmy já tinha gravado e foi muito fiel a elas, mas ele tinha uma sensação um pouco diferente. Jimmy escutava muito jazz, e ele foi capaz de colocar de volta um pouco mais. Mike era um pouco mais metal e progressivo, mas ele definitivamente tinha tudo para que isso acontecesse .

Arin cresceu tocando na igreja , então ele tem um pouco sensação golpel. Nós lhe ensinamos sobre o estilo que estamos seguindo como uma banda, e ele a pegando com calma, ele está indo bem. Cada baterista tem uma sensação um pouco diferente, mas Arin coloca o groove e senta-se apenas um fio de cabelo atrás da batida. É realmente nos permite travar, especialmente sobre essas novas músicas. Quando estamos tocando ao vivo e tem a adrenalina , pode ser difícil de se recostar em uma música que pode exigir isso. Mas nós temos feito isso por tanto tempo , não demorou muito para todos nós, para seguirmos juntos.

Em muitos aspectos, sim. Quando eu entrei na banda , eu era um garoto novo, e eu não entendia completamente o aspecto de composição para tocar baixo, eu só queria chegar lá e jogar riffs no baixo e não fazia sentido para a música . Agora, eu tenho uma melhor compreensão do processo de composição, e eu entendo como também trabalhar como uma banda. Eu definitivamente evoluí para onde eu seguia com minhas linhas de baixo, em vez de lançar um monte de riffs. Tal como aconteceu com outras coisas, quando você pratica seu ofício com frequência, eventualmente, começa a ficar melhor. Eu ainda estou orgulhoso do trabalho que fiz no passado, mas eu sinto que eu estou amadurecendo a cada álbum, aprimorando a sincronização do groove. Eu amo tocar, então eu estou sempre tentando fazer as coisas um pouco melhores.

Confira também a entrevista com Johnny Christ para a REVOLVER ESPANHA.

Fonte : BASSPLAYER.COM

Image


Deixe uma resposta

